sexta-feira, 30 de maio de 2025

CARNAÍBA- Polícia Civil age rápido e prende agressor em flagrante por cárcere privado e violência doméstica em Carnaíba-PE

 


Na manhã da última quinta-feira (29), a Polícia Civil de Pernambuco realizou uma importante ação no município de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, resgatando uma mulher vítima de cárcere privado. A operação resultou também na prisão em flagrante do agressor, que já possuía histórico de violência doméstica.

A ação foi conduzida pela equipe da 180ª Circunscrição Policial, subordinada à 20ª DESEC (Afogados da Ingazeira), após denúncia recebida da Delegacia de São José do Egito. Chegando ao local, a equipe encontrou a residência completamente fechada e, diante da ausência de resposta e relatos de gritos vindos da casa há dois dias, os policiais precisaram arrombar a porta dos fundos.

No interior do imóvel, localizaram a vítima e o autor dos crimes. A mulher relatou estar sendo mantida em cárcere e sofrendo agressões constantes, além de ameaças de morte. Lesões visíveis foram constatadas e confirmadas em exame traumatológico.

O agressor foi preso em flagrante e levado à carceragem da 20ª DESEC, onde aguarda audiência de custódia. Esta é a terceira ocorrência envolvendo o mesmo autor contra a vítima somente em 2025.

A ocorrência foi registrada sob os artigos 129, §13° (lesão corporal em contexto de violência doméstica), 147, §1° (ameaça) e 148 (cárcere privado).


FONTE:noticias_carnaiba

quinta-feira, 29 de maio de 2025

QUIXABA Prefeito Zé pretinho divulga anuncia atrações do São João das tradições VEJA



 O prefeito Zé Pretinho anunciou oficialmente as atrações do São João das Tradições, que acontece no próximo dia 7 de junho, na Praça de Eventos de Quixaba, a partir das 22h. Os shows ficarão por conta de Michel Brocador e Gleydson Gavião, dois grandes nomes do forró regional.

A festa é promovida pela Prefeitura Municipal de Quixaba, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, e promete uma noite repleta de forró, animação e resgate das tradições juninas.

“Estamos preparando um São João especial para o nosso povo, com segurança, organização e muita cultura nordestina. Será uma noite inesquecível”, afirmou o prefeito Zé Pretinho.

Lula assina ordem de serviço para obras de ampliação no projeto da transposição do Rio São Francisco em Salgueiro

 


Na manhã desta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, a ordem de serviço para a duplicação da capacidade de bombeamento de água do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), nas estações de bombeamento intermunicipais EBI1, em Cabrobó, EBI2 em Terra Nova e EBI3 em Salgueiro. Com a duplicação, a capacidade de escoamento de água vai aumentar de 24,75 m³/s para 49 m³/s . 

O projeto, no valor de R$ 491,3 milhões, vai beneficiar cerca de 8 milhões de pessoas, atingindo 237 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A iniciativa encerra a primeira etapa da iniciativa do Governo Federal Caminho das Águas, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) de percorrer a trilha do Projeto de Integração do Rio São Francisco nos quatro estados.

Participaram do evento o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro (PRD) e outras lideranças políticas. 

O presidente Lula (PT) explicou como as obras vão garantir a dignidade e o acesso à água de qualidade nestas regiões. 

“A transposição da água do Rio São Francisco tinha como objetivo dar aquilo que Deus dá a todo mundo, que é o copo d'água para beber, para doze milhões de pessoas que viviam no Semiárido brasileiro. E por que, que eu tomei a decisão de fazer as obras do Rio São Francisco? É porque eu sei o que é ir pra um açude sujo pegar água para beber. Sei o que é colocar uma água num pote para assentar, para não tomar ela com o caramujo ou com fezes de cabrito, de cachorro, de gato, de cavalo. Eu sei o que é isso. Eu sei o que é tomar água sem tratar", destacou. 

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), também falou sobre a importância das obras de segurança hídrica para o Estado.

terça-feira, 27 de maio de 2025

Novo embate entre o governo de Pernambuco e a Assembleia Legislativa



Hoje será mais um daqueles dias em que a Assembleia Legislativa de Pernambuco e o Palácio do Campo das Princesas vão medir forças. Logo cedo, por volta das 8h30, a governadora Raquel Lyra (PSD) deve reunir a bancada governista para discutir os caminhos a serem adotados nas votações da Alepe. 

Horas depois, às 11h, os presidentes das três principais comissões reúnem a imprensa. Querem detalhar a situação das emendas. As de 2024 foram todas empenhadas, mas ainda não foram pagas. 

Na semana passada, mesmo com a pauta trancada, a Casa atendeu o apelo da Associação Avícola de Pernambuco, que temia uma crise sanitária com a suspeita de casos de gripe aviária. 

A Comissão de Justiça sabatinou o indicado para a Adagro, o veterinário Moshe Dayan. E o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), colocou o projeto para votação em plenário. Mas não houve quórum.

O que houve foram rumores de que o Palácio iria recomendar esvaziar, mas não precisou porque muitos estavam ausentes. A orientação seria “ou vota tudo ou não vota nada”. A indicação para Fernando de Noronha; o pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão; um projeto do Tribunal de Contas e outro do Tribunal de Justiça também aguardam análise. 

Atentos à movimentação do governo, os presidentes da CCLJ, deputado Alberto Feitosa (PL); da Comissão de Finanças, Antônio Coelho (UB); e de Administração, Waldemar Borges (PSB), estão em alerta para o que falta do ano passado e para o andamento das emendas previstas para este ano. Não há trégua de nenhum lado. 

Confiança e missão
O prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, ex-União Brasil, é o novo presidente do PRD no estado. Assumiu por ser da confiança do deputado Luciano Bivar. Tem a missão de formar chapa forte para a Câmara Federal. Não está em jogo, por enquanto, apoiar Raquel Lyra ou João Campos ao governo. E já adiantou que o partido não estará a reboque de ninguém.

Novo rumo
Sem o controle do PRD, o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, tem a opção de migrar para o PSD da governadora Raquel Lyra. Ele ainda não definiu que caminho vai seguir. Garante apenas que será ao lado da gestora. 

Compesa
A concessão da Compesa é pauta cara ao governo de Pernambuco. Audiência promovida pelo deputado Túlio Gadêlha, ontem na Alepe, apontou que nem concessão, nem privatização. A sociedade civil organizada defende uma companhia 100% pública. 

Outro galope
Dizem ter sido constrangedor a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), passear pela Festa da Pedra do Reino, com o marido Breno Araújo, pré-candidato a deputado. Aliado, o prefeito João Campos tem outros planos em São José do Belmonte, no Sertão.

segunda-feira, 26 de maio de 2025

CARNAÍBA PROMOVE 2• CORRIDA DE RUA COM RECORDE DE INSCRIÇÕES



No último domingo (25) foi marcada pela realização da 2ª Corrida de Rua.

O evento reuniu 300 atletas inscritos nas categorias masculino e feminino, que disputaram a premiação total de R$ 8.400, além de troféus e medalhas, estas entregues a todos os participantes.


Com corredores vindos do Estado e também da Paraíba, cidades como Triunfo, Sertânia, Serra Talhada e Custódia marcaram presença na competição. Na categoria local, os vencedores foram João Paulo e Thaiany Burgo.


A competição foi chipada pela Cronosvale, garantindo precisão nos tempos e mais segurança aos atletas no percurso de 5 quilômetros.  Os corredores também contaram com suporte de educadores físicos, avaliação com fisioterapeutas, aferição de sinais vitais (pressão arterial e HGT) e equipe de emergência no local.


Todos os inscritos receberam gratuitamente um kit completo com camisa, número de peito, chip de cronometragem e medalha. A corrida foi promovida pela Prefeitura de Carnaíba, por meio da Diretoria de Esportes, Lazer e Juventude.

sábado, 24 de maio de 2025

Vitória de Raul Henry sobre Jarbas Filho no MDB-PE favorece aliança com João Campos (PSB) para 2026



 Em eleição disputada neste sábado (24), Raul Henry derrotou Jarbas Filho e foi reeleito presidente estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Pernambuco com 65 votos contra 49.

A eleição do MDB-PE ficou marcada pela troca de farpas entre os dois candidatos ao longo da campanha, que evidenciaram uma ruptura interna no partido.

Em sua chapa, Raul contou com o apoio do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda e da deputada federal Iza Arruda, além do ex-senador Fernando Bezerra Coelho e da advogada Adriana Vasconcelos, filha de Jarbas Vasconcelos e irmã de Jarbas Filho.

Apoio a João Campos

Antes mesmo de ter a vitória sacramentada, Raul Henry já havia declarado apoio à candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), à corrida pelo Governo de Pernambuco em 2026. Agora, com a reeleição confirmada, a aliança com o PSB é ainda mais favorecida.

"Nós temos uma posição muito clara. Nós defendemos uma aliança com o PSB e desejamos muito que o prefeito João Campos se lance candidato ao governador do Pernambuco para a gente apoiá-lo", disse Raul.

João Campos, inclusive, parabenizou o emedebista pela reeleição no diretório estadual.

"Quero parabenizar o meu amigo Raul Henry pela expressiva vitória na eleição do MDB estadual, com o importante apoio e trabalho do prefeito Paulo Roberto. Um resultado que honra a história de lutas e de posições firmes desse partido e que aponta para um futuro que olha para um Pernambuco mais altivo e promissor", disse o prefeito do Recife em postagem nas redes sociais.


sexta-feira, 23 de maio de 2025

Carnaval de Pernambuco é reconhecido como manifestação cultural por lei



 Carnaval de Pernambuco foi reconhecido por meio de lei como uma manifestação da cultura nacional. A legislação foi publicada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial da União.

lei diz respeito ao Carnaval nas diversas regiões do estado. O reconhecimento joga luz as expressões como o frevo, o maracatu, o caboclinho e outras tradições que fazem do Carnaval pernambucano um espetáculo singular.

Com a promulgação da legislação, a manifestação popular que configura o Carnaval no estado passa a ter respaldo legal, fortalecendo iniciativas de preservação e fomento à cultura regional.

Carlos Veras é nome de consenso para comandar o PT em Pernambuco, diz Doriel Barros

 


O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) foi confirmado como candidato único à presidência estadual do PT em Pernambuco pela corrente interna Construindo um Novo Brasil (CNB). A candidatura foi construída com o apoio de diversas lideranças da legenda, entre elas o atual presidente estadual do partido, o deputado estadual Doriel Barros.

Segundo Doriel, a definição do nome de Veras representa um esforço pela unidade interna.

“A construção da unidade interna do partido é uma prioridade para nós. E Carlos Veras reúne todas as condições políticas e programáticas para liderar o PT neste novo momento. Foi com esse entendimento que trabalhamos para construir uma candidatura forte, respaldada pelas principais lideranças do partido e, sobretudo, comprometida com o projeto coletivo do PT em Pernambuco”, afirmou.  

 

A eleição da nova direção estadual ocorrerá no dia 6 de julho, como parte do Processo de Eleições Diretas (PED) 2025. Apesar do consenso em torno de Veras, nomes tradicionais do partido ainda seguem no processo, como o ex-secretário-geral do PT Sérgio Goiana, o ex-deputado federal Fernando Ferro, o ex-presidente da CUT Messias Melo, o vereador Osmar Ricardo e a militante Maria dos Prazeres.


 

 

Thales Play não irá fazer parte na grade da festa dos namorados em Carnaíba

 


A Prefeitura informa que o cantor Thales Play não se apresentará mais na Festa de Santo Antônio (Festa dos Namorados). A decisão partiu do próprio artista, apesar do contrato já ter sido firmado. A Prefeitura foi comunicada oficialmente pelo produtor Wilton Mendes.

Diante disso, para garantir que a festa mantenha sua animação e alegria, a banda Buscapé Arreio de Ouro foi confirmada como a nova atração da noite.

Shopee inaugura centro de distribuição em Jaboatão e deve gerar mais de 1 mil empregos em 2025



 A Shopee inaugura nesta quarta-feira (21), em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, o 13º centro de distribuição da empresa. A expectativa é gerar mais de mil empregos no local até dezembro de 2025.


A unidade é a segunda no Brasil no modelo fulfillment, que gerencia todo o processo logístico, desde o recebimento de um pedido online até a entrega do produto. O primeiro do tipo está localizado em São Paulo.

Segundo a empresa, o novo espaço em Jaboatão busca acelerar as entregas e melhorar a experiência dos usuários. O local armazenará produtos de vendedores brasileiros, que representam mais de 90% das vendas na plataforma. 

"Queremos entregar uma experiência cada vez melhor para consumidores e lojistas na nossa plataforma. Os vendedores também se beneficiam desse modelo, uma vez que a plataforma fica responsável pelos processos de armazenagem, embalagem e envio dos produtos", destacou o head de Expansão da Shopee, Rafael Flores.

Vendedores locais serão prioridade
A Shopee informou que o novo centro de distribuição será multicategoria, com foco nos principais produtos comprados na região. Inicialmente, o espaço receberá apenas produtos de vendedores de Pernambuco e São Paulo.

"Além do impacto logístico positivo no estado, a chegada do fulfillment deverá gerar mais de mil empregos, diretos e indiretos, até dezembro de 2025", destacou a empresa.

A previsão é que com o aumento de escala da operação, o espaço também receba vendedores de estados do Sudeste e Sul do Brasil. O Nordeste ocupa a terceira posição em números de vendedores na Shopee.

"Pernambuco, por exemplo, está entre os estados com maior concentração de vendedores na região, ao lado de Bahia e Ceará, com vendas principalmente nas categorias de beleza, roupa feminina e brinquedos. A chegada desse centro de distribuição amplia o acesso dos empreendedores às oportunidades de expansão de suas vendas em todo país", pontuou Rafael Flores.
 

Segundo a marketplace, a unidade fulfillment de São Paulo, inaugurada em outubro de 2024, conta com mais de 600 vendedores e representa mais de 30% de otimização no tempo de entrega para os consumidores locais.

Sobre a Shopee
A Shopee, marketplace que conecta vendedores e consumidores, conta com 13 centros de distribuição, sendo 11 no modelo cross-docking e dois em fulfillment, e mais de 150 hubs em operação no Brasil.

Lançada em 2015 em Singapura, a empresa iniciou a operação local em 2020 e, atualmente, conta com uma equipe de mais de 15 mil colaboradores e três escritórios na cidade de São Paulo.

São mais de três milhões de vendedores brasileiros, responsáveis por 90% das transações da plataforma, além de 30 mil motoristas parceiros que realizam as entregas aos consumidores.

Recentemente, a plataforma anunciou a inauguração do hub logístico em Juazeiro do Norte, no Ceará, que se juntou aos mais de 30 outros hubs do Nordeste e aos dois centros de distribuição no modelo cross-docking, no Recife e Salvador (BA).

CARNAIBA- Diretoria de cultura cria espaço destinado a pessoas portadoras de deficiências

  Iniciativas pioneiras garantem mais dignidade e participação para quem antes era excluído das celebrações tradicionais. O som do forró, o ...