quarta-feira, 11 de junho de 2025

CARNAIBA- Diretoria de cultura cria espaço destinado a pessoas portadoras de deficiências





 Iniciativas pioneiras garantem mais dignidade e participação para quem antes era excluído das celebrações tradicionais.

O som do forró, o cheiro de milho cozido e o brilho dos fogos são marcas registradas das festas juninas em todo o Brasil. Mas para milhares de pessoas com deficiência, esses momentos de alegria sempre vieram acompanhados de barreiras físicas e sociais. Agora, uma nova onda de conscientização está mudando essa realidade: municípios e produtores de eventos estão criando espaços acessíveis dedicados a garantir que pessoas com deficiência (PCDs) também possam aproveitar com segurança e dignidade as festividades.

Nos últimos anos, cidades do interior de Pernambuco, Bahia e Paraíba passaram a reservar áreas específicas com rampas de acesso, banheiros adaptados, sinalização em braile e espaços com visibilidade privilegiada para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Em algumas festas, como o São João de Caruaru e o de Campina Grande, intérpretes de Libras passaram a acompanhar os shows, traduzindo em tempo real para o público com deficiência auditiva.

"É mais do que uma questão de acessibilidade. É uma questão de pertencimento. As pessoas com deficiência têm o direito de curtir, dançar, cantar e celebrar como qualquer outra", destaca Patrícia Moura, coordenadora de políticas públicas para inclusão em Pernambuco.

A professora Joselma Ferreira, mãe de um jovem autista, celebrou a criação de uma "área sensorial" durante o São João de Arcoverde. "Meu filho nunca aguentava ficar no meio da multidão. Esse espaço mais calmo, com fones de ouvido e luzes suaves, permitiu que ele ficasse até o final da festa pela primeira vez."

Entre as principais adaptações que vêm sendo implementadas estão:

  • Plataformas elevadas para cadeirantes;

  • Intérpretes de Libras nos palcos principais;

  • Espaços de descanso com isolamento sonoro para pessoas com sensibilidade sensorial;

  • Banheiros químicos adaptados;

  • Equipes de apoio especializadas para auxiliar na locomoção;

  • Informações em braile nos principais pontos de acesso.

As medidas fazem parte de um esforço crescente para tornar as festas populares mais inclusivas, respeitando a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que determina a obrigatoriedade de acessibilidade em espaços públicos e privados de uso coletivo.

A expectativa é que, com o sucesso dessas iniciativas, mais cidades adotem práticas semelhantes não só durante o São João, mas também em festas de Natal, carnaval, exposições e festivais religiosos.

Porque a alegria do povo só é completa quando todos podem participar.

Perigo Silencioso no São João: Bandeirolas e Fogos Podem Causar Acidentes Graves



 Em meio à alegria das festas juninas, o cuidado com a decoração e o uso de fogos de artifício deve ser redobrado para evitar tragédias.

O mês de junho chega e, com ele, o colorido das bandeirinhas e o brilho dos fogos de artifício tomam conta das cidades do Nordeste. No entanto, o que muita gente esquece é que esse encontro entre a decoração típica e os tradicionais fogos pode se transformar em um perigo silencioso — e potencialmente fatal — durante as celebrações de São João.

As bandeirolas, feitas em sua maioria de plástico ou papel colorido, são inflamáveis e, quando expostas às fagulhas dos fogos de artifício, podem pegar fogo rapidamente, causando incêndios ou queimaduras em pessoas próximas. As cenas de festa podem virar pânico em poucos segundos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, nesta época do ano aumentam significativamente os registros de acidentes causados por descuido com os fogos e a proximidade de materiais inflamáveis. "As bandeiras são lindas e fazem parte da nossa cultura, mas precisam ser colocadas em locais seguros e longe de onde os fogos serão estourados", alerta o tenente Marcos Silva.

Em muitas cidades do interior, onde o espaço das festas é reduzido, é comum ver fogos sendo disparados próximos às decorações, palhoças e barracas de madeira, o que amplia ainda mais o risco. Além disso, as bandas que se apresentam nos arraiais costumam usar efeitos pirotécnicos no palco, o que exige cuidados redobrados com a distância das bandeiras e outros itens que possam incendiar.

Dicas de segurança para um São João sem acidentes:

  • Instale bandeirinhas a pelo menos 10 metros de distância de onde fogos serão acesos.

  • Evite materiais plásticos e prefira bandeiras de tecido ou papel mais resistente e com tratamento anti-chamas.

  • Nunca solte fogos de artifício próximo de fios elétricos ou decorações.

  • Mantenha extintores ou baldes com água por perto em eventos públicos.

  • Avise imediatamente o Corpo de Bombeiros em caso de princípio de incêndio.

O São João é uma das festas mais bonitas e tradicionais do Brasil, mas a segurança deve estar em primeiro lugar para que a alegria não se transforme em tragédia. Festeje com responsabilidade e oriente amigos e familiares a fazer o mesmo.

“Se é para soltar fogos, que seja de alegria — e com segurança

domingo, 1 de junho de 2025

Vocalista da banda Desejo de Menina é preso em João Pessoa após show


 O vocalista da banda de forró Desejo de Menina, Lenno, foi preso na madrugada deste domingo em João Pessoa (PB), logo após se apresentar oficialmente como novo integrante da banda.

A prisão foi realizada por meio de uma operação conjunta das Polícias Civis da Paraíba e de Pernambuco. Lenno estava sendo procurado sob acusação de homicídio culposo no trânsito e embriaguez ao volante.

De acordo com as autoridades, o cantor se envolveu em um acidente no início de maio, na BR-428, no município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. Segundo informações, o carro conduzido por Lenno colidiu na traseira de uma van que transportava 15 passageiros. Infelizmente, uma mulher não resistiu aos ferimentos e faleceu no acidente.

O caso gerou grande repercussão, principalmente porque marcava o retorno oficial do cantor aos palcos como vocalista da Desejo de Menina.

Mais detalhes sobre o andamento do processo devem ser divulgados nos próximos dias.

sexta-feira, 30 de maio de 2025

CARNAÍBA- Polícia Civil age rápido e prende agressor em flagrante por cárcere privado e violência doméstica em Carnaíba-PE

 


Na manhã da última quinta-feira (29), a Polícia Civil de Pernambuco realizou uma importante ação no município de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, resgatando uma mulher vítima de cárcere privado. A operação resultou também na prisão em flagrante do agressor, que já possuía histórico de violência doméstica.

A ação foi conduzida pela equipe da 180ª Circunscrição Policial, subordinada à 20ª DESEC (Afogados da Ingazeira), após denúncia recebida da Delegacia de São José do Egito. Chegando ao local, a equipe encontrou a residência completamente fechada e, diante da ausência de resposta e relatos de gritos vindos da casa há dois dias, os policiais precisaram arrombar a porta dos fundos.

No interior do imóvel, localizaram a vítima e o autor dos crimes. A mulher relatou estar sendo mantida em cárcere e sofrendo agressões constantes, além de ameaças de morte. Lesões visíveis foram constatadas e confirmadas em exame traumatológico.

O agressor foi preso em flagrante e levado à carceragem da 20ª DESEC, onde aguarda audiência de custódia. Esta é a terceira ocorrência envolvendo o mesmo autor contra a vítima somente em 2025.

A ocorrência foi registrada sob os artigos 129, §13° (lesão corporal em contexto de violência doméstica), 147, §1° (ameaça) e 148 (cárcere privado).


FONTE:noticias_carnaiba

quinta-feira, 29 de maio de 2025

QUIXABA Prefeito Zé pretinho divulga anuncia atrações do São João das tradições VEJA



 O prefeito Zé Pretinho anunciou oficialmente as atrações do São João das Tradições, que acontece no próximo dia 7 de junho, na Praça de Eventos de Quixaba, a partir das 22h. Os shows ficarão por conta de Michel Brocador e Gleydson Gavião, dois grandes nomes do forró regional.

A festa é promovida pela Prefeitura Municipal de Quixaba, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, e promete uma noite repleta de forró, animação e resgate das tradições juninas.

“Estamos preparando um São João especial para o nosso povo, com segurança, organização e muita cultura nordestina. Será uma noite inesquecível”, afirmou o prefeito Zé Pretinho.

Lula assina ordem de serviço para obras de ampliação no projeto da transposição do Rio São Francisco em Salgueiro

 


Na manhã desta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, a ordem de serviço para a duplicação da capacidade de bombeamento de água do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), nas estações de bombeamento intermunicipais EBI1, em Cabrobó, EBI2 em Terra Nova e EBI3 em Salgueiro. Com a duplicação, a capacidade de escoamento de água vai aumentar de 24,75 m³/s para 49 m³/s . 

O projeto, no valor de R$ 491,3 milhões, vai beneficiar cerca de 8 milhões de pessoas, atingindo 237 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A iniciativa encerra a primeira etapa da iniciativa do Governo Federal Caminho das Águas, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) de percorrer a trilha do Projeto de Integração do Rio São Francisco nos quatro estados.

Participaram do evento o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro (PRD) e outras lideranças políticas. 

O presidente Lula (PT) explicou como as obras vão garantir a dignidade e o acesso à água de qualidade nestas regiões. 

“A transposição da água do Rio São Francisco tinha como objetivo dar aquilo que Deus dá a todo mundo, que é o copo d'água para beber, para doze milhões de pessoas que viviam no Semiárido brasileiro. E por que, que eu tomei a decisão de fazer as obras do Rio São Francisco? É porque eu sei o que é ir pra um açude sujo pegar água para beber. Sei o que é colocar uma água num pote para assentar, para não tomar ela com o caramujo ou com fezes de cabrito, de cachorro, de gato, de cavalo. Eu sei o que é isso. Eu sei o que é tomar água sem tratar", destacou. 

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), também falou sobre a importância das obras de segurança hídrica para o Estado.

terça-feira, 27 de maio de 2025

Novo embate entre o governo de Pernambuco e a Assembleia Legislativa



Hoje será mais um daqueles dias em que a Assembleia Legislativa de Pernambuco e o Palácio do Campo das Princesas vão medir forças. Logo cedo, por volta das 8h30, a governadora Raquel Lyra (PSD) deve reunir a bancada governista para discutir os caminhos a serem adotados nas votações da Alepe. 

Horas depois, às 11h, os presidentes das três principais comissões reúnem a imprensa. Querem detalhar a situação das emendas. As de 2024 foram todas empenhadas, mas ainda não foram pagas. 

Na semana passada, mesmo com a pauta trancada, a Casa atendeu o apelo da Associação Avícola de Pernambuco, que temia uma crise sanitária com a suspeita de casos de gripe aviária. 

A Comissão de Justiça sabatinou o indicado para a Adagro, o veterinário Moshe Dayan. E o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), colocou o projeto para votação em plenário. Mas não houve quórum.

O que houve foram rumores de que o Palácio iria recomendar esvaziar, mas não precisou porque muitos estavam ausentes. A orientação seria “ou vota tudo ou não vota nada”. A indicação para Fernando de Noronha; o pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão; um projeto do Tribunal de Contas e outro do Tribunal de Justiça também aguardam análise. 

Atentos à movimentação do governo, os presidentes da CCLJ, deputado Alberto Feitosa (PL); da Comissão de Finanças, Antônio Coelho (UB); e de Administração, Waldemar Borges (PSB), estão em alerta para o que falta do ano passado e para o andamento das emendas previstas para este ano. Não há trégua de nenhum lado. 

Confiança e missão
O prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, ex-União Brasil, é o novo presidente do PRD no estado. Assumiu por ser da confiança do deputado Luciano Bivar. Tem a missão de formar chapa forte para a Câmara Federal. Não está em jogo, por enquanto, apoiar Raquel Lyra ou João Campos ao governo. E já adiantou que o partido não estará a reboque de ninguém.

Novo rumo
Sem o controle do PRD, o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, tem a opção de migrar para o PSD da governadora Raquel Lyra. Ele ainda não definiu que caminho vai seguir. Garante apenas que será ao lado da gestora. 

Compesa
A concessão da Compesa é pauta cara ao governo de Pernambuco. Audiência promovida pelo deputado Túlio Gadêlha, ontem na Alepe, apontou que nem concessão, nem privatização. A sociedade civil organizada defende uma companhia 100% pública. 

Outro galope
Dizem ter sido constrangedor a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), passear pela Festa da Pedra do Reino, com o marido Breno Araújo, pré-candidato a deputado. Aliado, o prefeito João Campos tem outros planos em São José do Belmonte, no Sertão.

CARNAIBA- Diretoria de cultura cria espaço destinado a pessoas portadoras de deficiências

  Iniciativas pioneiras garantem mais dignidade e participação para quem antes era excluído das celebrações tradicionais. O som do forró, o ...